Você sabia que fisioterapia pélvica é essencial nos cuidados com a saúde do homem?
Essa especialidade, que já é muito conhecida entre as mulheres, também é muito importante para tratar as disfunções miccionais, proctológicas e as mais específicas do gênero masculino, que são as sexuais.
Conforme a fisioterapeuta Pélvica e Oncológica, Ximena Ruiz, a fisioterapia pélvica é recomendada quando o homem apresenta incontinência urinária ou fecal, a disfunção erétil e ejaculação precoce (dentre outras incoordenações que a ejaculação possa sofrer).
“Mais de 35% dos homens sofrem com algum tipo de disfunção sexual, mas os tabus não permitem que eles busquem ajuda. Um grande erro, pois eles só estão se privando de ter uma vida sexualmente ativa e feliz, melhorando os relacionamentos afetivos e a qualidade de vida”, frisou a profissional.
As disfunções são mais comuns em homens que passaram por cirurgia de retirada de próstata total ou parcial, fumantes, obesos, portadores de hérnia lombar, homens que apresentam hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e/ou doenças cardio vasculares.
Tem casos necessitam de auxilio psicológico, por ser detectado algum tipo de distúrbio emocional. Mas, mesmo assim o papel da fisioterapia pélvica é indispensável no tratamento.
“A fisioterapia pélvica trabalha para manter a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico, utilizando de recursos eletrotermoterapêuticos e realizando orientações com base na sexualidade de cada indivíduo”, explicou Ximena.
PARA SABER MAIS OU AGENDAR UMA AVALIAÇÃO:
A Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial).


























