Recentemente, no dia 28 de fevereiro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares (LER/Dort). A data ainda é pouco conhecida, porém muitas pessoas sofrem deste problema.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2018, a LER e o Dort atingem em massa os trabalhadores no Brasil, sendo um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Isso devido aos fatores ocupacionais, como movimento repetitivos, móveis e equipamentos inadequados a postura, longas e intensas horas de trabalho, ambiente insalubre, exposição ao calor ou frio e outros.
Conforme a fisioterapeuta Walméry Ferraz, a prevenção é o melhor caminho para não passar por esse problema.
É muito importante o autocuidado. Entre eles, a realização de atividades preventivas, como ginástica laboral e intervenções ergonômicas. Também é fundamental respeitar os limites do corpo e da mente.
Mas caso já haja sintomas, como cansaço excessivo, fraqueza, formigamento, desconforto, fadiga, câimbras e outras dores é importante buscar a ajuda de um profissional. Walméry alerta:
Quanto antes iniciar o tratamento, mas chances de alcançar melhores resultados. São muitos os danos causados pelas lesões em consequência do uso excessivo do músculo, tendões e nervos. Casos não tratados precocemente podem necessitar de intercessão de cirurgia.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (66) 9 9711-6378.

A fisioterapeuta Walméry é especializada em fisioterapia desportiva, ortopedia e traumatologia e, atende domicílio e, em sua clínica que fica localizada na Rua das Orquídeas, sob esquina com Avenida das Embaúbas, n° 1374.