A Fibromialgia (FM) é caracterizada por dor e sensibilidade musculoesquelética generalizada e persistente. A FM acomete 2 a 5% da população adulta, com predominância no sexo feminino. Essa síndrome é caracterizada por múltiplos sintomas, incluindo dor, fadiga e distúrbios do sono, alteração do humor, alterações de memória e atenção são sintomas comuns em quem apresenta este quadro, alterando a qualidade de vida da individuo. A origem ainda é pouco compreendida, mas está vinculada com uma disfunção do sistema nervoso central que acomete várias vias de informação da dor.
Seu diagnóstico e manejo continuam sendo um desafio para profissionais da saúde. Muitas vezes, leva mais de 2 anos para que um diagnóstico seja concluindo podendo ser necessário realizar consultas com diferentes médicos especialistas.
Alguns critérios inclusivos para o diagnóstico da Fibromialgia são relacionados há quanto tempo a pessoas apresenta esta dor (>3 meses), localização da dor (>4/5 regiões do corpo), presença de pontos dolorosos na musculatura e outros fatores associados que serão avaliados por um ou mais profissionais capacitados.
A Fibromialgia não tem cura.
Muitas pessoas com Fibromialgia hesitam em praticar atividade física devido ao medo da exacerbação dos sintomas após o exercício. Pelo ao contrário, hoje já se sabe que os exercícios físicos regulares são fortemente benéfico devido ao seu efeito sobre a dor, função física e bem-estar.

Gostou do conteúdo? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários ou no direct que estarei à disposição.
Walméry Ferraz | CONTATO: 66 99711-6378
FISIOTERAPEUTA
CREFITO 9 156123-F
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA
Atendimento domiciliar e Clínica Fisio Corpus localizada na Rua das Orquideas 1374 Centro Sinop

























