Dor nos joelhos? A fisioterapia pode ser a solução

Muitas pessoas sofrem com dor nos joelhos. Esse é um problema comum que afeta todas as idades e não deve ser ignorado. Alguns casos estão associados a causas simples, no entanto, outros podem envolver problemas mais graves, incluindo patologias ainda desconhecidas pelo indivíduo.  

Com prescrição médica, a maior parte dos problemas na articulação do joelho podem ser sanados com sessões de fisioterapia. Conforme a fisioterapeuta Wálmery Ferraz, o tratamento adequado tem o poder de eliminar a dor e, dependendo, até o dano localizado no joelho do paciente.  

“O acompanhamento necessita de manipulações específicas que vão de acordo com o quadro de cada pessoa. Dentre os métodos utilizados, tem os exercícios de alongamento, mobilização articular e de fortalecimento da musculatura da coxa anterior e posterior. Também são utilizados alguns aparelhos específicos para obter uma maior variedade de movimentos”, explica a profissional.  

  

O que pode causar a dor nos joelhos? 

1) Lesões agudas 

Fraturas ósseas: pode quebrar um joelho, não são apenas dolorosos e podem comprometer o bom funcionamento do joelho. Toda fratura precisa de atenção médica.   

Ligamentos: o mais comum é o ligamento cruzado anterior (LCA). Muitas vezes relacionada ao esporte, no futebol por exemplo, quando há uma parada brusca ou mudança de direções.   

Lesão no menisco: os meniscos são feitos de cartilagem e são amortecedores dos ossos do joelho. Ao torcer o joelho, pode-se ferir o menisco.   

Luxação: é um deslocamento do joelho e necessita de uma atenção médica imediata.  

  

2) Condições médicas 

Artrite reumatoide: doença autoimune que causa dor e incapacidade.   

Gota: é um tipo de artrite, normalmente afeta o dedão do pé, mas pode afetar o joelho.   

Artrite séptica: infecção na articulação do joelho, causando dor, inchaço e febre. O tratamento precisa ser o mais rápido possível.  

  

3) Uso excessivo 

Tendinite patelar: é uma inflamação dos tendões que ligam a patela para o osso da perna. Apresentado geralmente em indivíduos que repetem o mesmo movimento muitas vezes.   

Osteoartrite: desgaste da cartilagem devido ao uso excessivo e a idade  

  

4) Outras causas  

Biomecânica: a articulação do joelho é uma das mais usadas durante o dia. Qualquer mudança, como diferença do comprimento da perna ou mudança de como andar, pode causar dor e lesão.   

Excesso de peso: obesidade pode causar osteoartrite.   

Uso excessivo: movimentos repetitivos, como na prática de exercícios físicos, podem desgastar a cartilagem e causar dor.  

  

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Simone Casagrande
Simone Casagrandehttps://atualizamt.com/author/simone/
Simone Casagrande é jornalista e assessora de imprensa.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje