
Alerta para dores, inchaço, queimação e até limitação de alguns movimentos articulares, isso pode ser osteoartrose, também conhecido como artrose. Para quem desconhece, esta uma doença crônica comum. Ela causa o desgaste da cartilagem articular e, pode ocorrer em diversos locais do corpo, mas é mais comum no quadril, joelho e na coluna.
E, conforme a fisioterapeuta Wálmery Ferraz, essa doença não acomete apenas idosos, jovens também podem sofrer com lesões na cartilagem, principalmente quando se trata de pessoas sedentárias.
“Estamos falando de uma doença degenerativa, que normalmente é lenta e progressiva e que necessita de tratamento. Caso não haja, pode piorar com o tempo. Mesmo não havendo a cura para a artrose, as técnicas fisioterapêuticas podem retardar o processo da doença, além de aliviar a dor e melhorar os movimentos e funções das articulações, ou seja, com o tratamento o paciente volta a ter qualidade de vida”.
Lembrando, que os diagnósticos podem variar conforme o paciente e que as recomendações médicas são individuais. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é importante passar pela avaliação de uma profissional.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (66) 9 9711-6378.
A fisioterapeuta Walméry é especializada em fisioterapia desportiva, ortopedia e traumatologia e, atende domicílio e, em sua clínica que fica localizada na Rua das Orquídeas, sob esquina com Avenida das Embaúbas, n° 1374.