Você sabe o que é complexo de vira-lata? Essa é uma expressão criada por um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, o Nelson Rodrigues. Esse cara entendia como a mente dos brasileiros funciona e essa expressão é só uma das provas disso.
O complexo de vira-lata nada mais é do que essa mania que o Brasileiro tem de achar que tudo que é produzido por outro brasileiro é ruim. Sabe quando você assiste um filme nacional, não gosta do resultado e acaba dizendo: “só podia ser brasileiro mesmo”.
Pois é. É exatamente isso.
Essa é uma doença crônica que todo brasileiro adquire já no berço e praticamente nenhum consegue se curar. O termo original surgiu para falar de futebol, quando o Brasil perdeu a copa de 1950, mas ele vale para tudo. Absolutamente tudo.
Nos Estados Unidos, a música brasileira é considerada uma das mais belas do mundo. Aqui no Brasil, nós não consumimos música brasileira. Preferimos as internacionais. E quando ouvimos música brasileira, vamos no que o Brasil tem de pior. Música ruim existe em todos os lugares, é claro.
O escritor Paulo Coelho é um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, ficou bilionário vendendo livros e é respeitado em todos os países do mundo. Mas no Brasil, com todos os seus intelectualóides, ele é considerado uma piada.
A lista de exemplos é grande demais e eu passaria a manhã inteira falando aqui com você se fosse citar todos.
O fato é que, enquanto a Anitta se esforça para cantar em inglês ou espanhol, os americanos se matam para cantar Garota de Ipanema. Enquanto nós pagamos uma fortuna para aprender a falar inglês, os americanos dizem que o português é o idioma mais bonito do mundo.
O “complexo de vira-lata” é um problema social que não vai se curar do dia pra noite. Mas, enquanto ele existir, o Brasil não deixará de ser colônia do resto do mundo. E, mesmo que os melhores músicos, os melhores escritores, os melhores jogadores, os melhores artistas sejam brasileiros, continuaremos sendo a raspa do tacho na cultura mundial.
E pode acreditar em mim: você também tem culpa no cartório. Quantos livros nacionais você já leu? Quantos filmes brasileiros já assistiu? Quantas bandas nacionais você ouve? Se você não valoriza seu próprio povo, mas trata os estrangeiros como reis quando os vê pela cidade, tá na hora de entender que o problema é bem mais sério do que parece.
Porque, se você mesmo se trata como vira-lata, porque alguém te trataria diferente?




























