Você sabia que o Brasil está em crise, né? Pois é. Nossos problemas não são pequenos. Somos um país gigante, com a maior quantidade de água potável no planeta, com campos gigantes para agricultar e com dinheiro de sobra para fazer absolutamente tudo. Mesmo assim, somos um país de terceiro mundo, ridicularizado por todos, que só é lembrado pelo carnaval e pela corrupção. Até quando o assunto é futebol, já não falam mais da gente.
Mais de 80% das estradas brasileiras não são pavimentadas. E isso porque somos um país que depende quase que exclusivamente dos caminhões para o transporte de cargas. Nossos impostos estão entre os mais pesados do mundo, mas a qualidade de vida do brasileiro médio é inferior à de países que arrecadam muito menos.
Grande parte das nossas crianças não frequentam a escola porque precisam trabalhar. Grande parte dos nossos jovens não trabalham porque preferem roubar. E grande parte dos nossos ladrões não estão na cadeia porque estão ocupados demais governando o país.
Os criminosos estão mais bem armados do que a polícia e os verdadeiros cidadãos de bem precisam ficar no meio da batalha eterna entre aqueles que acham que a solução é armar a população e aqueles que acham que a solução é pedir educadamente que os bandidos não cometam mais crimes. No fim das contas, todos sabem que nenhuma das duas soluções resolveria o problema em definitivo, mas não nos resta nada além de ouvir calados. Ou gritar. Tanto faz, já que nada resolveria o problema.
E o mais incrível de tudo mesmo é que, mesmo com todos esses problemas, com tudo isso com que o Brasil deveria resolver, nós estamos mais preocupados com a situação dos refugiados venezuelanos do que com a de nosso próprio povo. Todos os dias o governo cria uma nova medida para garantir um fácil acesso ao país, uma vida justa, emprego e sei lá mais o que.
Não me leve a mal. Eu não acho que devemos vivar as costas para os nossos vizinhos nesse momento de crise. Mas também não podemos dar as costas para o nosso povo. A maioria dos brasileiros também não tem uma vida digna. Nem emprego. Nem água, e nem nada!
E eu não vejo o governo fazendo reuniões emergenciais para resolver nossos problemas. E ninguém reclama, porque estão todos ocupados demais brigando entre si. E isso é típico do brasileiro. O cara passa o dia inteiro postando no facebook que o problema do Brasil é que todo mundo só fala e ninguém faz nada… Mas ele mesmo não tem coragem nem de lavar a louça do jantar.
No fim das contas, assim como a Venezuela, o povo tem o país que merece. E acho que essa é a nossa ligação. A burrice e falta de noção de nossos governantes é o que nos torna hermanos de verdade.






























