Você assume seus erros? Tem coragem de bater no peito e dizer: fui eu? Se sim, parabéns. Você é diferente da maioria das pessoas, inclusive de mim. Não são poucas as vezes que eu fujo da responsabilidade e culpo as outras pessoas pelos meus erros.
É esse tipo de atitude que faz com que as pessoas pensem que o problema do Brasil é bem fácil de resolver: O problema são os outros.
Você se lembra que, um tempo atrás, foi divulgada uma pesquisa sobre racismo. O objetivo era descobrir se o Brasil era um país racista. A maioria absoluta dos entrevistados respondeu que sim. Mas quando a pergunta “você é racista?”, os entrevistados responderam que não. Ou seja… O Brasil é um país racista, mas ninguém é racista. Ou seja, novamente: o problema são os outros.
Seguimos nossa vida com essa ideia de que todos os problemas vêm de fora e não de dentro. Não somos nós que atrapalhamos, nós somos atrapalhados. E isso também fala muito sobre hábito comum que eu já falei aqui. O de criticar sem o embasamento necessário.
Todo mundo é honesto, todo mundo é respeitoso e todo mundo paga suas dívidas. Ainda assim, vivemos num país corrupto, racista e afundado nas dívidas. A culpa é dos políticos? Eu acho que não… A culpa é nossa, mesmo. Afinal de contas, como é que 200 milhões de pessoas honestas podem formam um país corrupto?
O problema são os outros?
E até pro lado positivo é assim também. Quando vemos alguém ganhando dinheiro, se dando bem na vida, a primeira coisa que pensamos é: ele teve sorte, ela foi privilegiada, ele estudou em escolas melhores, ela é mais bonita. É sempre assim. O fracasso não é nosso. O outro é que teve vantagem.
Eu não sei se você age assim, mas, como eu também acho que o problema são os outros, estou inclinado a acreditar que sim. E se for verdade, está na hora de mudar. Você é responsável pela sua vida. E quando ela desabar na sua cabeça, não vai adiantar procurar ninguém pra culpa.




























