
Já conheceu alguém que tem o hábito de arrancar os cabelos e pelos do corpo, com as mãos e até com uma pinça, de uma forma incontrolável, como se aquela ação lhe gerasse um sentimento satisfatório?
Conforme o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, esse transtorno se chama Tricotilomania (TTM) e pode estar associado a outras condições psíquicas, como distúrbios emocionais, transtorno de ansiedade generalizada, depressão, transtornos de controle do impulso e obsessivo compulsivo.
Para o portador deste distúrbio, puxar os cabelos traz a sensação de alivio e paz em um momento que o corpo está em tensão por alguma situação externa. Tem pessoas que até seguem um ritual selecionando fios que vão arrancar, outras que fazem no automático enquanto estão ocupadas em atividades aleatórias, como uma leitura, conversa ao telefone, assistindo TV, dirigindo ou em outros momentos sedentários.
É importante que ao identificar a TTM, o indivíduo busque a ajuda de um profissional para que o transtorno não se agrave. Kristian explica que embora o assunto ainda demande estudos clínicos e epidemiológicos, a combinação da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com alguns medicamentos está apresentando bons resultados nos tratamentos.
Para saber mais ou agendar uma avaliação, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.



























