Já ouviu falar sobre TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo? O comportamento é considerado estranho por se tratar de ideias e ações exageradas, normalmente relacionados a saúde, higiene, organização, simetria, perfeição e demais manias incontroláveis pelo indivíduo.
Conforme o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, esse transtorno causa obsessões, impulsos ou imagens indesejáveis que acarretam angústias ou ansiedade acentuada.
Algumas pessoas acabam sendo dominadas por pensamentos repetitivos e persistentes, que geram diversas situações de desconforto. Inclusive, são capazes de dominar as ações e reações da pessoa, a obrigando a repetir determinados rituais para aliviar a ansiedade. E, isso interfere diretamente no desempenho das atividades rotineiras de seus portadores, prejudicando muito a qualidade de vida
O doutor Kristian, ainda, explica que esses pensamentos podem ser uma proteção acima do normal, levando o paciente a ficar obcecado em lavar as mãos o tempo todo, ou limpar muitas vezes o mesmo objeto para não se contaminar com a sujeira/germes.
O TOC pode iniciar na infância, ou se desenvolver na vida adulta. Em ambos os casos o tratamento com um profissional em saúde mental é necessário, principalmente quando o caso necessita de terapia medicamentosa.

Para saber mais, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.


























