É normal que os pais fiquem preocupados quando os filhos estão com dificuldades no aprendizado e não se desenvolvem na velocidade esperada para a idade. Mas, o que muitos nem imaginam é que pode haver uma patologia por traz disso tudo.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), os diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) estão cada vez mais comuns. Dados mostram que de 3% a 6% da população mundial sofre de TDAH.
Porém, antes de tirar conclusões precipitadas é importante uma avaliação médica. Lembrando que fatores como métodos adotados na escola, pouca dedicação aos estudos, bullying, conflitos familiares e outras questões relacionadas ao ambiente de convívio da criança podem influenciar no aprendizado.
O médico psicoterapeuta, Kristian Barros, explica:
“Quando a criança tem algum transtorno, além da dificuldade de aprendizado, ela apresenta problemas comportamentais, como se relacionar com amigos, cumprir regras, obedecer ordens e outros. E para identificar é necessário realizar uma avaliação neuropsicológica com testes específicos. E, a ainda que não haja a cura para certos casos, com o tratamento precoce as crianças diagnosticadas com TDAH passam a ter uma melhora na qualidade de vida, inclusive chegam na fase adulta com mais independência”.
Para saber mais ou agendar um horário, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 99611-3544.