
A mente humana nunca precisou ser tão inteligente e ágil como nos últimos tempos. A vida da maioria da população mundial, principalmente, daqueles que se sobrecarregam de tarefas diariamente, se tornou uma luta contra o tempo.
As pessoas precisam pensar rápido, buscar soluções e inovar a todo momento. Com isso, muitos indivíduos já acordam bombardeados de informações, permanecem “ligados” o dia todo até a hora de dormir. Alguns até tem insônia, porque a mente não para de trabalhar.
Conforme o médico psicoterapeuta Kristian Barros, a quantidade excessiva de pensamentos pode levar ao desenvolvimento da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
“Essa é uma alteração cognitiva que pode atingir diretamente na qualidade de vida e bem estar. Aos poucos o indivíduo começa a perder o foco e capacidade de concentração nas atividades rotineiras, além de se sentir irritado e ansioso”.
Kristian, ainda, explica:
“Mesmo que os pensamentos sejam positivos, se eles começarem a chegar na mente em grande quantidade e de forma acelerada, irão gerar uma sobrecarga emocional, deixando qualquer pessoa em alerta e sob pressão”.
A Síndrome do Pensamento Acelerado também pode gerar, taquicardia, cansaço excessivo, mudanças de humor repentinas, dores de cabeça e no corpo, desconfortos gastrointestinais e queda de cabelo.
Em crianças e adolescentes, os impactos de uma vida hiperestimulada e acelerada atinge diretamente no desempenho escolar.
Ao identificar o problema, é muito importante buscar ajuda de um profissional capacitado para que a patologia não se agrave e acabe gerando outros danos mentais.
Para saber mais ou agendar uma avaliação, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.