Já conheceu ou ouviu falar de pessoas que acreditam piamente que seu corpo está cheio de parasitas (chagas, piolhos, vermes, carrapatos e outros), quando na realidade isso é apenas um delírio? Essa é uma doença mental, identifica como síndrome de Ekbom.
Conforme o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, a ideia delirante pode levar a pessoa a se automutilar no intuito de eliminar os parasitas da pele.
“O indivíduo que sofre desta síndrome realmente sente os parasitas andando pelo seu corpo, o incomodo (na mente dele) são constantes e, por isso ele acaba coçando, cortando e lesionando a pele. Essa psicose normalmente ocorre em pessoas que sentem muito medo de ser infestado por insetos. Na maioria das vezes, em mulheres isoladas da sociedade e com mais de 40 anos”, explica o doutor.
O delírio pode ser tão intenso que o indivíduo é capaz de descrever/desenhar com detalhes os parasitas que segundo ele estão espalhados pelo seu corpo. O tratamento pode ser realizado por meio do de remédios antipsicóticos, associados ao uso de antidepressivos e antipsicóticos, além de outras recomendações que serão feitas após a avaliação médica.
Para saber mais ou agendar um horário, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.