Abril é o Mês de Conscientização sobre Autismo, um período dedicado a promover informação, respeito e inclusão para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Em meio a essa campanha tão significativa, o Projeto Acolher, idealizado pelo Instituto Rei Davi, ganha visibilidade e apoio político na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Nesta quarta-feira, 2 de abril, o médico psicoterapeuta Kristian Barros, representante do Instituto, retornou à Assembleia com o propósito de fortalecer a iniciativa que oferece apoio integral a famílias atípicas, especialmente em Sinop.
Em conversa com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), o Dr. Kristian apresentou os impactos do projeto. Sensibilizada com a causa, a parlamentar declarou total apoio. “O Projeto Acolher é de grande relevância, não apenas para Sinop, mas para todo o estado. Eu reconheço as necessidades dessas mães, dessas mulheres que cuidam de filhos atípicos. Como mãe, sei o quanto essa rede de apoio é essencial. Sinop pode contar comigo. Vamos buscar recursos do governo estadual para que esse projeto tenha durabilidade e alcance ainda mais famílias”, garantiu Janaina.
Na ocasião, também participaram da conversa o deputado estadual Silvano Amaral (MDB) e o vereador Gilsimar Silva (MDB), que reforçaram o apoio à causa. O Dr. Kristian também visitou o gabinete do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União Brasil), reforçando a apresentação do projeto e buscando apoio para sua expansão em nível estadual.
Essa mobilização acontece em continuidade à visita do último dia 26 de março, quando o projeto foi apresentado ao deputado Silvano Amaral (MDB), marcando o início de uma articulação mais ampla para o Projeto Acolher.
Atualmente, o Projeto Acolher já beneficia mais de 200 famílias em Sinop, oferecendo encontros mensais com atividades terapêuticas, atendimentos psicológicos, rodas de conversa, bazares solidários, alimentação e ações voltadas à saúde e ao bem-estar, com foco especial nas mães de filhos atípicos.
Com o respaldo de lideranças políticas e o engajamento da sociedade, o Projeto Acolher reforça neste mês de abril o seu compromisso com a conscientização, inclusão e acolhimento das famílias que convivem com o autismo e outras condições neuroatípicas.
Quem quiser contribuir com o projeto pode entrar em contato pelo telefone (66) 99828-9930. Toda ajuda é bem-vinda — seja como voluntário, parceiro ou doador.
“Nosso compromisso vai além da assistência. Queremos que essas famílias se sintam vistas, respeitadas e valorizadas. O Mês de Conscientização do Autismo é o momento ideal para mostrarmos que juntos podemos transformar vidas”, conclui o Dr. Kristian Barros.
A iniciativa é mantida por meio de parcerias com clínicas e profissionais como a Pediasuit™, Fisiomed, Dra. Almerinda (acupunturista), além do apoio de instituições como a Cáritas Diocesana, Pastoral da Criança, CAPSi, Secretaria Municipal de Saúde e, claro, o próprio Instituto Rei Davi.