
Você já reparou que parte da população vive “correndo”, com agenda sempre cheia e as 24 horas do dia parecem não ser suficientes para tantas tarefas e, outros estão vivendo igual aquela música do Zeca Pagodinho … deixa a vida me levar, vida leva eu…? Porém, no ponto de vista do médico psicoterapeuta, Kristian Barros, nenhum desses estilos de vida podem ser considerados saldáveis mentalmente.
“A mensagem alusiva ao mês Janeiro Branco, traz com muita força neste 2023 o tema a vida pede equilíbrio. E, para isso acontecer precisamos organizar nossos afazeres para ter tempo de qualidade a coisas e momentos que trazem paz e, ao mesmo tempo é necessário ter comprometimentos que elevam nosso potencial como ser humano”, explica o doutor.
Para ficar mais claro, o médico aconselha esquecer aquele velho ditado popular “ou sou 8 ou sou 80”.
“Ter uma rotina de trabalho, empenho e dedicação aos nossos projetos, faz muito bem para nossa evolução como ser humano. Porém é preciso encontrar o limite, porque todo excesso esconde uma falta e, essa falta quando não preenchida devidamente pode adoecer a mente humana. Ter um tempo para família, amigos ou até para si mesmo é essencial para reconectar as energias, e fazer o cérebro liberar altos níveis de serotonina, o hormônio da felicidade”.
Mas, se acomodar e não ter compromissos também é um grande perigo para a saúde mental.
“Tem gente que não vive, apenas sobrevive. Que tem tempo para tudo, tanto tempo que nem sabe o fazer com ele e acaba não fazendo nada. Que deixa a mente tão vazia e desocupada que os pensamentos acabam sendo preenchidos com coisas negativas e até por alucinações. Podendo gerar sofrimentos mentais como depressão e ansiedade. Por isso, eu reforço que é necessário manter a mente em equilíbrio. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo para não ter uma doença”, finaliza.
Para saber mais ou agendar um horário, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 99611-3544.