A pandemia do novo coronavírus impactou negativamente em diversas áreas a vida do ser humano. A mudança brusca de rotina, o desemprego e a diminuição de renda tudo em meio a uma crise de saúde que exige o distanciamento social contribuiu intensamente para o agravamento da saúde mental de pessoas que sofrem com ansiedade e depressão.
Em uma pesquisa feita em fevereiro deste ano, pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a depressão, marcada por tristeza profunda, baixa auto estima e sentimento de culpa, afeta cerca de 59% da população brasileira, porcentagem esta que cresceu rapidamente em 2020.
O médico psicoterapeuta Dr.Kristian Barros, em entrevista exclusiva ao portal AtualizaMT explicou como a pandemia influenciou no crescimento de diagnósticos de depressão:
A pandemia contribuiu para o aumento significativo de transtornos mentais, isto é fato, experiências associadas à infecção, a morte de familiares ou pessoas próximas, a mudança na rotina, a mudança sofrida até mesmo em casos de consultas psiquiátricas, que passaram a ser feitas de forma online, tudo isso resultou ao elevado número de casos, o paciente não tem certeza do amanhã e sofre com o estresse
Mas se engana quem pensa que a pandemia afetou apenas adultos, as crianças que também precisaram mudar suas rotinas e na maioria das vezes não conseguem entender o motivo de tal situação, também acabam sofrendo com a depressão, é o que explica Dr.Kristian:
A depressão pode surgir em crianças, adolescentes e nos adultos. A melhor forma de identificar é ficar atento aos sintomas, para que o tratamento seja iniciado antes que uma fatalidade ocorra.
Além da depressão, outro transtorno que vem afligindo diversas pessoas é a ansiedade. Classificada como um conjunto de transtornos psíquicos, a ansiedade é caracterizada pela preocupação excessiva e a sensação negativa sobre certas situações.
A ansiedade abalou diversos indivíduos em um primeiro momento e hoje após quase dois anos de pandemia, a população começa a retomar em ritmo lento suas atividades, o que para pessoas que sofrem com ansiedade, é algo assustador.
O Dr.Kristian Barros alerta sobre a importância do tratamento precoce da ansiedade:
A falta de uma resposta concreta de como será a vida pós pandemia, as perdas que adquirimos, as cobranças dos patrões para aumentar a produtividade serão agravos para as pessoas que sofrem com a ansiedade. O ideal é buscar ajuda antes que a ansiedade se torne de difícil controle e afete a vida social e laboral do indivíduo.
Além de se munir de conhecimento, sempre que necessário busque ajuda. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, vamos conversar você não precisa estar sozinho!

Dr. Kristian Barros
CRM/MT 8079
66 996113544
Av. dos Tarumãs, 995 – Jardim Botânico Recepção 2 – Hospital dois pinheiros


























