MATHEUS PRADO: informação não é o mesmo que conhecimento

Com toda certeza eu não sou tão jovem quanto eu gostaria de ser, mas gosto de pensar que estou mais próximo dos 20 do que dos 40. Tenho vinte e nove anos e a maior parte das pessoas com as quais convivo são mais jovens do que eu. O que me gera vários apelidos carinhosos ou não e algumas frustrações.

A idade pesa, mas tem outras coisas que pesam mais. E a arrogância dos mais jovens é a principal peso. Todos se consideram expercts em tudo, na maior parte dos casos, simplesmente por que nasceram numa geração conectada, ondem computadores sempre existiram e pessoas não vivem sem celular.

Mas, se você tem menos de 25, deveria parar um pouco para me ouvir. Nem que eu saiba o caminho para as índias, mas é que eu já cometi todos os erros que você comete e eu sei bem como isso vai ser prejudicial a longo prazo.

Muitos dizem que nossos jovens são mais criativos e inteligentes que os jovens de 30 ou 40 anos atrás. Tenho minhas dúvidas quanto a isso e acredito que a ilusão se dá por que, como todos tem acesso a um smartphone com acesso a todo conhecimento necessário, isso nos dá a ilusão de que vivemos uma nova renascença. Qualquer informação está literalmente ao alcance das mãos. Não é raro vermos jovens falando de política com a boca cheia, destilando mais e mais opiniões sobre o Brasil e o mundo, tal qual verdadeiros especialistas.

Mas tudo que eles sabem, ouviram de fontes secundárias. Nunca foram pesquisar na fonte real. Eles se esquecem que wikipedia não é a dona da verdade. Nem o YouTube, e no Facebook e muito menos o Twitter.

Há uns 15 anos atrás, quando eu estava no ensino médio, precisava ler três ou quatro livros para fazer um trabalho de história digno de nota. Hoje em dia, os alunos acessam o google e resolveram o problema. Simples assim.

Mas o fato principal é simples e revelador: os jovens confundem conhecimento com informação e os dois são coisas completamente diferentes. Ter acesso a muita informação não faz de você uma pessoa inteligente, só uma pessoa bem-informada. Nos dias de hoje, isso é mínimo que se espera de qualquer pessoa.

Por isso, seja tente ser mais humilde. Ouça o que os outros tem a dizer e procure conhecimento fora da internet. Ela surgiu para ser uma facilitadora e não uma muleta. Livros existem, caso você não se lembre. E não ignore o que os mais velhos tem a dizer. Eles sobreviveram em um tempo em que não existia o google para fazer todo o trabalho pesado. Só por isso, já merecem o seu respeito.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje