Mudanças de humor, hormônios a flor da pele e introversão social, são comuns quando os filhos saem da infância e iniciam a adolescência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode-se considerar uma pré-adolescência a partir dos 10 anos e término de adolescência aos 19 anos.
Este período normalmente é identificado como turbulento pela maioria dos pais, devido ao sentimento de perca de autoridade ou até por conta da rebeldia de alguns filhos. Conforme a psicóloga e hipnoterapeuta, Elivanda Abreu, é comum, os pais buscarem ajuda profissional para os jovens desta idade, que por sua vez sentem vergonha, ou falta de vontade de contar tudo aos pais.
As mudanças de atitudes são comuns nesta fase, porém as pessoas próximas precisam ficar atentas aos excessos, principalmente, quando o adolescente fica muito emotivo, ao ponto de chorar várias vezes na semana, apresenta comportamentos automutilantes, agressividade frequente, ansiedade acentuada e necessidade de passar muito tempo sozinho.
Identificado esses sintomas e outros considerados anormais, é importante que os pais encaminhem seus filhos para a psicoterapia. Porém, é necessário que haja um diálogo, para que o adolescente entenda que está tudo bem em fazer terapias, e que a ajuda de uma psicóloga irá faze-lo compreender seus sentimentos, necessidades e até melhorar seu convívio com outras pessoas.
Elivanda explica como é realizada as sessões:
Iniciamos com abordagens relacionadas a família, amigos e outras pessoas do convívio. Posteriormente, buscamos entender os conflitos, medos, inseguranças, ansiedades, sexualidades, timidez e autoestima. E, para trazer melhores resultados, dependendo do caso, eu ainda trabalho a hipnose clínica. Desta forma, damos celeridade ao tratamento, melhorando os comportamentos e, visões necessárias para que o adolescente tenha um futuro promissor e saudável.
Para mais informações, entre em contato com a psicóloga e hipnoterapeuta Elivanda Abreu, (66) 99605-0820.



























