Já se deparou com hematomas pelo corpo sem saber como eles surgiram? A púrpura por melancolia, são manchas roxas que aparecem na pele, como se o indivíduo tivesse sofrido uma pancada naquela região.
Esses hematomas podem ser considerados um sinal de alerta do corpo, avisando que o emocional não está bem. Segundo a psicóloga e hipnoterapeuta, Elivanda Abreu, as manchas, normalmente, surgem na pele quando nossa mente não está bem.
“O corpo reage de alguma forma, o surgimento das manchas é apenas um dos sinais, porém o emocional instável pode acarretar queda de cabelo, alergias dermatológicas ou respiratórias e outras doenças. Por isso, é muito importante que a mente esteja saudável para que o funcionamento de todo o organismo ande coordenadamente”.
Muitas pessoas conseguem lidar bem com o estresse até certo ponto, mas é preciso ficar atento aos sinais de que ele pode estar fazendo mal à saúde. Elivanda orienta a buscar ajuda de um profissional quando o comportamento foge do padrão habitual.
“Dificuldade para dormir, ou dormir a noite inteira e acordar sem se sentindo cansado; falta de energia para fazer as atividades do dia a dia; e irritação exagerada, em especial com os outros, nervos doloridos, principalmente na região do pescoço e início das costas, mostram que algo está errado com você”.
A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas. É sempre importante buscar ajuda de um médico de confiança para avaliar os hematomas e a de um psicólogo para tratar o emocional.
A mente precisa de atenção e cuidado para que a felicidade plena seja alcançada. Para saber mais, agende uma consulta com psicóloga e hipnoterapeuta Elivanda Abreu pelo contato (66) 99605-0820.



























