Se você é jovem e está pensando no que quer fazer da vida, precisa entender que curso superior já não mais uma luxo: é uma obrigação. Deixou de ser um extra para se tornar um requisito básico em quase todas as entrevistas de emprego.
E para não correr o risco de reprovar no vestibular e perder uma ano inteiro, decidimos criar essa série com dicas fantásticas de todos os assuntos relacionados com as matérias do ensino médio. Tudo isso para você!
A partir de agora, todas as terças, você encontra um conteúdo novo, fantástico e totalmente exclusivo. Então não perca tempo. Pegue se lápis e seu caderno e… Bora estudar?
O que muda na história?
Quando o assunto envolve regras de português, gramática ou sintaxe, a confusão sempre se faz presente. Muitas pessoas desconhecem as normas cultas, até mesmo aquelas que acabaram de sair da escola. E um dos assuntos mais comuns é a diferença na utilização dos pronomes“este” e “esse”.
Mas a dúvida principal é: será que realmente existe alguma diferença entre “este” e “esse”, de final de contas?
Pois é… Infelizmente, tenho que te informar que sim, existe.
Estes pronomes, chamados de pronomes demonstrativos, sempre causaram confusão nos estudantes, ainda que seu entendimento seja bem simples. “este/estes” e “esta/estas” marcam a posição próxima de quem fala. Também podem marcar um tempo próximo ou simultâneo à fala ou indicar o que ainda vai ser dito.
- Comprei este livro em uma grande livraria.
- Estes têm sido os melhores anos de minha vida.
- Minha opinião é esta: não há o que fazer.
O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo.
- Ex: Esta noite vou ao cinema.
Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo.
- Ex: Nesse ano viajei a Londres.
Viu como é simples? E se você quiser aprender mais, não perca as dicas semanais aqui do Weese.





























