Aprendi muitas coisas ao longo desses quase trinta anos de vida, embora eu tenha consciência de que tenho muito mais para aprender do que para ensinar. E uma das coisas que hoje eu sei é que, ao contrário do que os livros de autoajuda dizem, pensar negativo é mais importante do que o pensar positivo.
Muita gente acredita fortemente nessa ideia de pensamento positivo. De que ele, por si só, consegue realizar milagres. Mas isso é uma ilusão das mais safadas. O pensamento positivo é uma filosofia barata que ajuda você a disfarçar o fato de que, talvez, você não tenha tanto talento quanto imagina. De que, talvez, você não tenha futuro naquilo que escolheu na vida e que está na hora de mudar.
E não tem problema nenhum nisso.
Você ainda não conseguiu realizar seus sonhos? Talvez você nunca consiga. Então talvez seja hora de mudar de sonho e não acreditar que, por força do destino, as coisas acontecerão.
O pensamento negativo, ao contrário disso, faz você entender que o mundo não é um mar de rosas. E, como já dizia o Rock Balboa, não é sobre o quanto você aguenta bater, mas sim sobre o quanto você aguenta apanhar e continuar de pé.
O pensamento negativo te ensina que as coisas não são fáceis e que elas sempre podem dar errado. Por que, de fato, as coisas são assim. Elas dão errado! Não há garantias de nada.
Pensar positivo frustra, porque a vida não é um conto de fadas. E, a não ser que você seja um personagem de um filme americano adolescente, nem sempre as coisas dão certo no final. Muitas vezes, os bandidos vencem. Olha o Maluf onde está agora. Se aquilo é prisão, eu adoraria estar preso.
As coisas dão muito errado, até mesmo na vida de quem é honesto e só faz o bem. Pensar negativo te ajuda a entender isso e lidar com os problemas que sempre vem. E a enfrenta-los de cabeça erguida.
É claro que você não deve aceitar as coisas como elas são. Também é sua função trabalhar todos os dias para que sua realidade mude.
Mas você precisa fazer isso com os dois pés no chão. Com a certeza de que seu trabalho vai fazer a diferença entre a vitória e a derrota, mas que, se tudo der errado, não há problema algum. É só mais uma fase da vida.































