No ano de 1988, a Folha de São Paulo lançou um dos comerciais mais incríveis de todos os tempos. Criado pelo mais famoso publicitário brasileiro, Washington Olivetto, o vídeo começava mostrando uma imagem granulada, impossível de ser compreendida. Conforme o tempo passava, a imagem ia se distanciando mais e mais, tomando forma e se tornando mais compreensível. E uma locução narrava o seguinte texto:
Este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar. Aumentou os lucros das empresas de 75 milhões para 5 bilhões de marcos e reduziu uma super-inflação a, no máximo, 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e, quando jovem, imaginava seguir a carreira artística.
Nesse momento, formava-se a imagem de Adolf Hitler na tela e então ouvíamos a assinatura, que resumia a ideia da propaganda:
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade.
Este comercial, lançado antes de eu nascer, resume bem como funciona a manipulação das informações. E hoje em dia, mais do que nunca, vemos isso todos os dias na TV, nos jornais e, principalmente, nos discursos dos nossos candidatos.
Todos são honestos, todos são trabalhadores, todos resolveram todos os problemas do Brasil, assim como Hitler resolveu todos os problemas da Alemanha. Mas nós sabemos qual foi o custo. E, guardadas as devidas proporções, estamos muito mais próximos da do fanatismo da Alemanha nazista do que as pessoas estão imaginando.
E pra deixar claro minha opinião, isso vem tanto de um lado quanto do outro. É só observar com as pessoas esquecem todos os defeitos dos candidatos quando querem defender suas qualidades. Esse é o primeiro passo para o fim.
Então procure mais fontes, olhe para os dois lados, acesse outros sites, procure sair da bolha de conhecimento na qual você se encontra. Cuidado para não acreditar nas verdades mentirosas que estão espalhadas por aí. O estrago que elas causam é ainda pior do que imagina.




























