O ser humano adquire novos comportamentos conforme a sua idade, é normal mudar os gostos, hábitos e até a forma de pensar. Doenças mentais também são adquiridas em todas as fases, inclusive a depressão que está cada vez mais comum na vida da população.
De acordo com o médico psicoterapeuta Kristian Barros, familiares devem ficar atentos aos primeiros sinais de transtornos apresentado por um ente querido.
A depressão pode surgir em crianças, adolescentes e nos adultos. Muitas vezes a doença está relacionada a fatores genéticos. Quando alguém da família já desenvolveu algum tipo de transtorno é possível que as novas gerações venham sofrer deste mesmo mal, mas isso não é regra. Porém, a melhor forma de identificar é ficar atentos aos sintomas, para que o tratamento seja iniciado antes que uma fatalidade ocorra.
Conforme Kristian, as crianças que estão desenvolvendo algum tipo de transtorno mental, passam a ficar mais irritadas, chorosas, tem o sono agitado e as vezes fazem xixi na cama (quando não se tem mais idade para isso). No adolescente, os principais sinais são a agressividade, a irritação, o isolamento, mudanças radicais, entre elas o estilo de roupas. Já o adulto aumenta o consumo de álcool, de drogas lícitas as vezes até ilícitas. Também, tem mudança de comportamento, o linguajar fica diferente e a fala fica lenta.
Às vezes não é nítido a tristeza, mas a pessoa passa a não ter vontade de sair de casa e começa a evitar relações sociais com outras pessoas. São detalhes importantes que devemos ficar atentos, ligar a luzinha e conversar com a pessoa para poder ajudar.
Segundo o psicoterapeuta a melhor forma de evitar ser vítima de uma depressão é realizando atividades físicas, manter um bom relacionamento social e ter uma boa alimentação.

- Dr. Kristian Barros
CRM/MT 8079
66 996113544
Av. dos Tarumãs, 995 – Jardim Botânico





























