Detentor do terceiro maior rebanho bovino brasileiro com aproximadamente 20,5 milhões de cabeças e cheio de riquezas, o Pará é um grande produtor de bezerros. Segundo a Associação dos Criadores do Pará (Acripará), o estado necessita não apenas melhorar a qualidade genética desses bezerros, mas como também a sua produção.
A região Sul do Pará é a principal produtora de gado. É no Pará que está, inclusive, o município com o maior rebanho, São Félix do Xingu. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Félix do Xingu detém rebanho de 2,240 milhões de cabeças de gado.
O presidente da Associação dos Criadores do Pará, Maurício Fraga Filho pontuou que apesar da pecuária ser mais forte na região Sul do estado, a produção de bezerros está nas mãos de pequenos proprietários.
São bezerros de baixa qualidade e genética. Precisamos fazer um melhoramento grande. Inclusive agora está tendo muita saída de bezerro para exportação, exportação de boi vivo indo para o Egito, principalmente para a Turquia. Nós precisamos trabalhar não somente a melhoria da qualidade genética dos bezerros, como também aumentar a sua produção.




























