Ritmo de plantio de soja de MT segue acima da média e favorece janela da 2ª safra

O plantio de soja em Mato Grosso na safra 2025/26 atingiu 21,22% da área estimada, alta semanal de 6,19 pontos percentuais, mantendo-se em ritmo acima da média histórica de cinco anos, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados nesta sexta-feira.

O trabalho de semeadura supera de longe o ritmo registrado nesta mesma época do ano passado, de 8,81% da área, já que as chuvas têm permitido que os trabalhos ocorram de forma mais frequente este ano.

A média de cinco anos para o período é de 17,17% da área plantada, segundo dados do Imea.

O instituto apontou que os trabalhos evoluindo bem favorecem a janela climática de plantio e desenvolvimento da segunda safra, de milho e algodão, que é plantada após a colheita de soja em Mato Grosso.

“É importante principalmente neste começo fluir bem (o plantio), o pessoal conseguir entrar nas lavouras, não ter paralisação ao longo das semanas”, disse o superintendente do Imea, Cleiton Gauer.

“O plantio fluindo bem tende a ser um grande e bom indicativo para a segunda safra”, acrescentou ele.

Além de ser o maior produtor de soja do Brasil, o Mato Grosso também é o principal Estado do país em algodão e milho, colhidos em sua maioria na segunda safra.

No início da semana, o Imea manteve suas projeções de área e produção de soja, citando incertezas quanto ao nível de investimento nesta temporada, apesar do clima favorável nesta fase inicial.

“Os produtores seguem pressionados pelos custos de produção elevados, preços futuros da soja menores, juros ainda altos e comercialização aquém do registrado no ano passado e da média histórica para o período”, disse em relatório.

Neste contexto, a área cultivada foi mantida em relação ao levantamento do mês anterior em 13,01 milhões de hectares, o que seria um crescimento anual de 1,67%.

A produtividade está projetada preliminarmente em 60,45 sacas/hectare, queda de 8,81% em relação à safra anterior, quando atingiu um nível recorde beneficiada pelo clima e investimentos.

Já a produção de soja em Mato Grosso em 2025/26 está estimada em 47,18 milhões de toneladas, recuo de 7,29% frente ao ciclo passado.

Reuters / Notícias Agrícolas

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje