Plantio do milho safrinha chega em 35,7% no Brasil diante de trégua nas chuvas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.

Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 96,8% da semana anterior para 98,1% até o último dia 16 de fevereiro.

Este patamar fica em linha com os 98,3% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados que já encerraram a semeadura de verão são Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (100%), seguidos por Rio Grande do Sul (99%) e Maranhão (81%).

Ao mesmo tempo, a colheita dessas áreas já está avançando, com 21,1% das lavouras colhidas, subindo dos 13,3% da última semana e em linha com os 21,4% registrados no mesmo período de 2024.

As atividades mais avançadas estão no Paraná (67%), Rio Grande do Sul (60%), Santa Catarina (24,2%), São Paulo (4%) e Bahia (0,4%).

As chuvas esparsas no Paraná ajudaram as operações de colheita, enquanto a Bahia recém começou as atividades.

O Rio Grande do Sul registrou chuvas que, mesmo em volumes reduzidos, amenizaram o estresse hídrico e térmico das lavouras. Já Minas Gerais, segue com lavouras em ótimas condições.

Os técnicos da Conab indicaram ainda que 2% das áreas plantadas ainda estão em fase de emergência, 16,9% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 8,7% estão em floração, 26,2% em enchimento de grãos e 25,1% já avançaram para maturação.

PLANTIO DA SAFRINHA

O levantamento da Conab apontou ainda que 35,7% das lavouras da segunda safra de milho já foram semeadas no Brasil, subindo dos 18,8% da semana passada, mas atrás dos 45,3% do mesmo período de 2024.

As atividades já avançaram no Paraná (46%), Mato Grosso (43,3%), Tocantins (40%), Goiás (30%), Mato Grosso do Sul (19%), Minas Gerais (16,9%), Maranhão (10%) e Piauí (2%).

Até o momento, 47,7% dessa área ainda está em emergência e 49,1% avançaram para desenvolvimento vegetativo.

Condições de clima favoráveis ajudaram o aumento do ritmo de plantio no Mato Grosso, Goiás e Paraná, enquanto a boa umidade de solo beneficia a germinação no Mato Grosso do Sul.

Notícias Agrícolas

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje