O plantio de soja mais adiantado, somado às perspectivas de clima favorável, levou uma consultoria a projetar aumento na produção brasileira da soja no ciclo 2018/2019. A expectativa é que a safra chega a 120,2 milhões de toneladas, representando produção recorde, acima das 119,3 milhões de toneladas na temporada anterior.
Foram ajustadas as produtividades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o rendimento médio para o Brasil ficando em 3,35 toneladas por hectare, nível ainda mais baixo que o alcançado na safra passada. Não houve alterações nos números de área plantada.
Em relação ao balanço de oferta e demanda, as exportações foram elevadas para 75 milhões de toneladas, diante do contexto de guerra comercial. Os estoques finais foram estimados em 670 mil toneladas. Para a primeira safra de milho foi mantido a produção em 27,1 milhões de toneladas.
Atualmente, a produtividade média estimada para o Brasil, na safra de verão, está em 5,22 toneladas por hectare, nível abaixo das 5,28 toneladas por hectare do ciclo passado.

























