Após 10 dias de intensa agenda, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) finalizou sua missão à China com importantes avanços na construção de parcerias de pesquisa e fortalecimento de laços comerciais. A comitiva, que participou da China International Import Expo (CIIE) nesta quarta-feira (06.11), visitou várias regiões da China e teve como principal objetivo promover o Estado de Mato Grosso como um parceiro estratégico no fornecimento de soja e milho, além de explorar intercâmbios tecnológicos e de sustentabilidade com instituições chinesas.
A missão teve início no dia 27 de outubro e percorreu províncias como Beijing, Harbin, Hailun e Shandong, com foco na cooperação em pesquisa agrícola e no aumento da produtividade. “Conversamos com universidades para troca de tecnologia e para promover o reconhecimento dos nossos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelos produtores de Mato Grosso. Ou seja, aquilo que os produtores já praticam e fazem de bonito, estamos vendendo isso pro mundo. Sabemos que a guerra é pesada nesse âmbito de sustentabilidade e, muitas vezes, nossa imagem é distorcida”, destaca o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.
Com mais de 50% das importações provenientes do Brasil, cerca de 90 milhões de toneladas de soja e 20 milhões de toneladas de milho são importadas anualmente pela China, reconhecendo o Brasil como seu principal parceiro estratégico.
Um dos marcos da viagem foi a visita ao Porto de Rizhao, em Shandong, maior centro de importação de soja da China, onde a Aprosoja MT reforçou a importância do estado para o fornecimento de grãos. “Visitamos vários portos que recebem alimentos aqui na China, seja soja a granel exportada do Brasil para cá, como também outros grãos que são exportados através de container. E, ficamos sabendo que no próximo mês, a China vai abrir também a importação de gergelim, que é outro produto importante que Mato Grosso tem crescido na produção”, conta Lucas.
Ao longo das reuniões, a delegação da Aprosoja MT convidou autoridades e pesquisadores para uma visita in loco para conhecer a produção mato-grossense. “Nada melhor do que nós para trazer essas informações e convidar eles também para conhecerem Mato Grosso, fazer parcerias de pesquisa e reconhecerem, acima de tudo, a nossa agricultura”, conclui o presidente.
A comitiva também participou de um painel na CIIE, maior feira de importação da China, onde foi discutida a logística necessária para atender à crescente demanda global por soja e milho. Além disso, as reuniões com universidades e centros de pesquisa chineses abriram portas para futuros projetos conjuntos de inovação agrícola.
O resultado da missão marca um passo importante para consolidar a presença do estado de Mato Grosso no mercado chinês e reforçar sua imagem como um fornecedor sustentável e eficiente de alimentos para o mundo.
Além do presidente Lucas Costa Beber, a delegação da Aprosoja MT incluiu o diretor administrativo da entidade, Diego Bertuol; o vice-presidente oeste, Luiz Otávio Tatim; o vice-presidente sul, Fernando Ferri; o diretor executivo, Wellington Andrade; e o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore. Juntos, eles representaram os interesses dos produtores mato-grossenses e deram continuidade ao trabalho de promoção e ampliação do comércio de grãos entre Brasil e China.
Aprosoja-MT