Lideranças reconhecem papel de Nilson Leitão na conquista da radioterapia em Sinop

Junior Marcheti

Em cerimônia realizada no Centro de Radioterapia do Hospital Santo Antônio, em Sinop, autoridades, lideranças comunitárias e representantes da sociedade celebraram a entrega oficial do acelerador linear, equipamento que permitirá a realização de tratamentos radioterápicos de alta precisão sem que pacientes precisem percorrer centenas de quilômetros em busca de atendimento. O investimento faz parte do programa federal de expansão da radioterapia e contou com recursos de R$ 17,5 milhões do Novo PAC Saúde.

A implantação do serviço representa um avanço histórico para a região, beneficiando milhares de pacientes de mais de 30 municípios do Norte mato-grossense. Até então, muitos pacientes eram obrigados a se deslocar para Cuiabá, Barretos (SP) e outros centros especializados para realizar o tratamento contra o câncer.

Durante a solenidade, diversas lideranças destacaram que a conquista é resultado de um trabalho construído ao longo de muitos anos. Entre os nomes lembrados esteve o do ex-deputado federal Nilson Leitão, apontado por autoridades e representantes da sociedade civil como um dos principais articuladores da implantação do serviço em Sinop.

O presidente do Hospital da Visão do Lions Clube em Sinop, Alfredo Muraro Garcia, destacou a importância da união entre entidades filantrópicas, sociedade e poder público para transformar sonhos em realidade e relembrou o histórico de Nilson Leitão com a causa.

“Em 2003, quando o Nilson era prefeito, viu a necessidade de um tratamento de câncer adequado aqui e convidou nós, do Lions, para que a gente construísse a ala de oncologia do Santo Antônio. Em 2005, com o trabalho da sociedade e do Lions Clube de Sinop, conseguimos entregar a ala de oncologia. Isso começou lá atrás. Depois veio a quimioterapia, e foi um trabalho importantíssimo que o Nilson Leitão fez, conseguindo a radioterapia”, afirmou.

O vereador Ênio da Brígida (PSDB) também ressaltou o impacto social do novo serviço para as famílias da região.

“A radioterapia representa a humanização do tratamento, porque as pessoas poderão permanecer em Sinop, em suas casas, enquanto realizam o tratamento. Agradecemos ao Nilson Leitão por ter levado esse projeto e, depois de 15 anos, Sinop alcançar essa conquista. Nosso agradecimento ao Nilson Leitão, que pensou, batalhou e lutou, e também ao Hospital Santo Antônio, que encabeçou essa demanda com sua equipe e seu conselho. Hoje, o Ministério da Saúde entrega esse importante equipamento para o município de Sinop e toda a região”, disse o vereador.

Elaine Alves, representante do Escritório Regional de Saúde, destacou que o equipamento fortalece a rede de atenção aos pacientes oncológicos não apenas de Sinop, mas de toda a macrorregião Norte.

“É um equipamento que vai fazer a diferença na vida das pessoas, que antes precisavam se deslocar para outros locais e agora terão esse atendimento aqui em Sinop, tudo via regulação, dentro da rede de assistência à saúde, que é o que preconizamos enquanto saúde pública”, afirmou.

O ex-vereador e suplente de deputado estadual Adenilson Rocha disse que o novo serviço trará mais dignidade aos pacientes oncológicos.

“Trazer a radioterapia para Sinop é trazer dignidade para o paciente que precisa ser cuidado. O paciente já está totalmente abalado, fragilizado, e ter que sair da região Norte de Mato Grosso, percorrer mais de 500 quilômetros para passar por um tratamento, é desumano. O Nilson sempre foi um homem que trabalhou muito pela saúde. Foi ele quem abriu as portas do SUS para ampliar o atendimento na cidade de Sinop”, declarou.

O diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior, também saudou o trabalho de Nilson Leitão.

“Deu para ver aqui toda a referência que a cidade fez e faz ao senhor por essa conquista. O ministro Padilha, que é seu amigo, acompanha toda essa luta, e agradeço todo o esforço que o senhor fez junto ao governo federal”, destacou.

Leitão também comemorou a conquista.

“Isso representa, na minha opinião, o maior acontecimento para a região Norte de Mato Grosso nos últimos 10 anos. Não há obra que supere essa conquista para uma região como esta. Só temos a comemorar e a parabenizar o hospital, que lutou muito por essa causa, assim como o governo federal, por instalar e inaugurar esse serviço. Agora, o próximo desafio é garantir recursos para atender toda a população da região”, afirmou.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de entidades filantrópicas, profissionais da saúde e familiares de pacientes. O sentimento predominante foi de gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para que o Centro de Radioterapia se tornasse realidade.

O equipamento será colocado em operação tão logo sejam finalizados os convênios que garantirão os repasses financeiros necessários para custear os tratamentos.

Assessoria

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje