Acadêmicos, docentes, pesquisadores e profissionais em geral, que através de seu conhecimento, de suas pesquisas e projetos tem transformado Sinop tem a oportunidade de mostrar seus trabalhos a toda sociedade e ainda serem premiados. Basta participarem GRATUITAMENTE do PRÊMIO UNESIN – EXCELÊNCIAS CIENTÍFICAS 2026.
A Comissão organizadora do PRÊMIO e o presidente da UNESIN alertaram a respeito das regras de participação e prazos de inscrições que devem ser observados. “Todas as informações como categorias, exigências e critérios de avaliação estão disponíveis no edital do prêmio que foi disponibilizado no site da UNESIN (www.unesin.org), mas é fundamental que os interessados façam isso até dia 31 de janeiro”, explicou o presidente da comissão Amadeu Rampazzo Junior.
No total serão 14 premiados. Na categoria Pesquisa serão oito prêmios, quatro na classe básica e quatro na avançada nas seguintes áreas: Ciências exatas e Tecnológicas; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Ambientais e Agrárias; e Ciências Humanas e Sociais. Na categoria Extensão serão duas premiações uma para Programas e Projetos e outra para Prestação de Serviços. E na categoria Inovação serão três prêmios, um na classe Incremental, um na Radical e um Disruptivo. Haverá ainda um prêmio máximo, denominado Troféu Munefumi Matsubara, que será entregue ao melhor trabalho de todos, independente da categoria.
Importante destacar que os trabalhos devem, necessária e obrigatoriamente, ter sido desenvolvidos e/ou apresentados no período compreendido entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025; em instituições sediadas em Sinop-MT; e com a participação de pelo menos um membro com vinculação formal com a instituição.
“Sinop é uma cidade que se destaca na pesquisa e muita gente não tem ideia disso, afinal em nossa cidade contamos com a universidade federal, a universidade estadual, quatro faculdades particulares, além de escolas técnicas, uma sede da Empaer e uma das 43 sedes da Embrapa do Brasil, a única de Mato Grosso”, lembrou o diretor político pedagógico-financeiro da Unemat Sinop Júlio Cesar Beltrame Benatti ao lado do pró-reitor da UFMT Sinop Elton Brito Ribeiro que reforçou, “Todos que tem pesquisas estão convidados a participarem e mostrarem seus trabalhos a nossa sociedade”.
O prêmio foi lançado em novembro do ano passado durante o evento “Carne & Prosa”, onde Acrinorte e Sindicato Rural apresentaram a NORTE SHOW 2026 e a divulgação dos ganhadores será em uma cerimônia de premiação que acontecerá no dia 21 de abril de 2026, no primeiro dia da Norte Show, durante a feira.
“A UNESIN agradece a ACRINORTE e o Sindicato Rural que sempre deram destaque a educação, ensino e pesquisa na Norte Show por esta parceria em que vamos valorizar e estimular a inovação e fortalecer a ciência para garantirmos um futuro cada vez melhor para Sinop”, finalizou o presidente da UNESIN Luiz Fernando Aranda.
As inscrições podem ser realizadas no link a seguir onde também pode ser visualizado o edital:
https://www.even3.com.br/premio-unesin-excelencias-academicas-2026-650893/
QUEM FOI MUNEFUMI MATSUBARA:
Nasceu em Vera Cruz-SP no ano de 1938, residiu em Maringá-PR e na década de 1970 foi um dos pioneiros na colonização do norte de Mato Grosso. Casado com Iria Fukami Matsubara, pai de Cátia e Marcelo, avô de Marcelo Mune e Vicente, Munefumi Matsubara foi produtor rural e apaixonado pela pesquisa, sendo um dos responsáveis pela implantação da técnica de plantio direto de soja. Na sua fazenda Progresso, no município de Sorriso, investiu mais de US$ 1 milhão, do próprio capital, em pesquisas para viabilizar a técnica que abriu caminho para o grande sucesso da agricultura mato-grossense.
Idealista e defensor do conceito “a união faz a força” foi um dos fundadores do CODENORTE, Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso, do qual foi vice-presidente. Participou da elaboração do Projeto Nortão Sustentável e foi um lutador incansável pela implantação de eclusas em hidrelétricas, para viabilizar o transporte por hidrovias. Ainda na defesa da união da sociedade civil organizada participou também da constituição da UNESIN, União das Entidades de Sinop, a partir de 2014.
Faleceu aos 81 anos, em 07 de setembro de 2019, em Sinop-MT, terra que amou e que escolheu para colonizar, viver e desenvolver, deixando um importante legado de perseverança, ousadia e fé. Seu exemplo nos inspira a acreditar no valor do estudo e na força da união para transformar a sociedade num ambiente de prosperidade e felicidade para todos.
Daniela Melhorança | Unesin





























