O prefeito Roberto Dorner e o vice, Paulinho Abreu, se reuniram ontem à tarde (04) com os vereadores para apresentar e debater um plano de ação visando a melhoria na prestação de serviços do transporte urbano de Sinop. Entre os tópicos debatidos estavam a ampliação das linhas e a renovação da frota.
De acordo com Dorner, o contrato de concessão atual foi feito há cerca de 21 anos e está muito defasado, o que compromete a prestação de serviços de maneira eficaz. “Por isso que, trouxemos aqui uma empresa para fazer a modelagem e, talvez, reformar esse contrato com a empresa que faz o transporte. Um transporte precário, ruim, e por isso chamamos os vereadores para discutir o assunto. Nada mais justo de convidar os vereadores, porque eles são cobrados pela população. Nós temos que tomar as decisões juntos para que a população se beneficie desse transporte”, disse.
Para o presidente do Legislativo, Remídio Kuntz, a cobrança da população aos vereadores quanto às melhorias, desde pontos de ônibus até a própria operação do serviço, é constante no Legislativo, e as mudanças debatidas ontem devem beneficiar os sinopenses. “Quero parabenizar o prefeito pela atitude e os vereadores que participaram da reunião. Isso vem melhorar o trânsito. A própria população dos bairros mais distante cobra os vereadores, cobra o prefeito, cobra a administração. E esse é o nosso papel, [cobrar] que novos ônibus se instalem em Sinop, que as linhas sejam ampliadas e é isso que o prefeito e a administração está fazendo e vai ter o apoio da Câmara Municipal, sem dúvida nenhuma”, pontuou.
“Mexer nessa concessão do transporte coletivo não é fácil. Muitos prefeitos passaram anteriormente e não tiveram essa coragem, porque é um assunto que acaba causando muita discussão. Porém, o prefeito prontamente mexeu e agora caminha-se para uma solução para o nosso usuário. A intenção é ampliar as linhas futuramente, mas, a princípio, aumentar o fluxo, o volume de ônibus e, ao mesmo tempo, ônibus com ar-condicionado”, destacou o vereador Moisés do Jardim do Ouro.
O vereador Célio Garcia lembrou que, aprimorando o serviço de transporte público, consequentemente, o trânsito melhorará e também diminuirá os índices de acidentes. “Vale salientar que, com esse transporte atendendo a nossa comunidade, muitas pessoas vão deixar os seus carros e motos e vão passar a utilizar dos ônibus. Com isso, evidentemente, vai reduzir significativamente o número de acidentes em nossa cidade e, posteriormente, também vai reduzir o número de pessoas buscando atendimento às nossas unidades de saúde. Ou seja, vai melhorar também dessa questão”, disse.
Para o vereador Rodrigo Gargantini, o encontro foi importante para entender todo o processo que envolve a concessão e, deste modo, encontrar o melhor caminho para fazer com que o serviço de transporte se torne eficiente e beneficie a população. “Buscando atender às demandas da população, estamos aqui reunindo diversas informações e opiniões diferentes, buscando os reais anseios da população, que almeja um transporte mais eficiente, com qualidade e gerando mais conforto para atrair a população e deixar de fomentar tanto o grande fluxo de veículos no nosso município de Sinop”, reforçou.
O vereador Enio da Brígida lembrou que Sinop é uma cidade que cresce exponencialmente e que os serviços de transporte precisam acompanhar esse ritmo. “Sinop já passou de 200 mil habitantes, cresce e vai crescer muito mais. Então, precisa se adequar às grandes cidades, e é isso que realmente precisamos entender e aceitar essas mudanças”, complementou.
Também participaram das discussões os vereadores Juventino Silva, Ademir Bortoli, Hedvaldo Costa, Toninho Bernardes, Sandra Donato e Zezinho Construtor. O encontro foi realizado na sede do Paço Municipal e contou, ainda, com a direção da Agência Reguladora de Sinop (AGER), Procuradoria-Geral do Município e secretarias de Governo e Planejamento Estratégico; Finanças e Orçamento; Segurança e Trânsito e, também, Procuradoria-Geral do Município.
Assessoria