Para garantir a qualidade da alimentação escolar aos mais de 22 mil alunos da rede municipal de educação, a Prefeitura de Sinop investe no acompanhamento de profissionais que garantem a segurança alimentar dos alunos. O cardápio é alinhado às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e elaborados por nutricionistas de acordo com cada faixa etária dos alunos, assegurando sempre nutrientes que auxiliam no desenvolvimento das crianças.
A base da alimentação escolar é de alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, cereais, leguminosas, carnes, leite entre outros. São ofertadas duas refeições ao dia, para os alunos em período parcial e quatro, para os alunos de período integral.
A nutricionista Juliana Hashimoto Dias, destaca que o cardápio é variado ao longo do mês, tendo estrogonofe, macarrão, arroz cuiabano, frango xadrez, e o famoso arroz e feijão. “Os pratos são servidos em quantidade conforme a faixa etária, contendo todos as preparações do cardápio do dia. As crianças comem em livre demanda, podendo repetir as preparações que mais gostarem e até mesmo o cardápio completo. Repetem o quanto quiserem.” Comentou Juliana.
Também são ofertadas frutas diversas no mínimo três vezes na semana e vegetais quatro vezes na semana. A proteína animal também está inserida quatro vezes na semana, sendo ovos, frango, carne bovina, carne suína e peixes.
Os alimentos como frutas, verduras e legumes que são distribuídos e utilizados na alimentação escolar, são adquiridos da agricultura familiar.
Assessoria