A Secretária Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Combate às Endemias, iniciou no dia 05 deste mês a campanha antirrábica 2024. Neste primeiro momento foi disponibilizado um ponto fixo de vacinação e ação itinerante pela zona rural e bairros mais afastados da área central do município. O ponto fixo de atendimento é no Centro de Combate às Endemias, que fica localizado na avenida das Itaúbas, nº 4.765, no Jardim das Palmeiras, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.
A vacinação itinerante pelos bairros mais distantes retoma na próxima semana, e de acordo com o cronograma entre os dias 25 a 28, as equipes irão vacinar os cães e gatos do bairro Daury Riva. Lembrando que na semana passada foram vacinados um total de 83 animais dos bairros Recanto da Mata, Residencial Caribe, Residencial Kaiabi, Jardim das Rosas, Jardim Califórnia e Jardim Veneza.
No sábado (23) haverá mais um dia de vacinação na Gleba Mercedes. Até o momento naquela região já foram imunizados 141 cães, 41 gatos e realizados 34 testes rápidos para leishmaniose, que é uma doença parasitária transmitida por picadas de insetos, como os flebotomíneos, e pode afetar a pele ou órgãos internos. Todos deram negativo, a SMS destaca que o exame é protocolo de rotina para controle da doença.
Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, que estejam sadios, fêmeas amamentando, com exceção das prenhes que não podem ser imunizadas. É preciso seguir algumas orientações para transportar os animais até o ponto fixo de vacinação. Os cães devem estar com coleira e guia seguras, e para os cães de grande porte é indicado o uso de focinheira. Já os gatos devem estar em caixas de transporte ou mesmo enrolados em mantas. Esses cuidados são necessários para garantir a segurança dos bichinhos, tutores e vacinadores, quem ama protege e quem protege vacina.