Você já ouviu falar em estenose vaginal? Essa é uma condição em que o canal vaginal se estreita, o que pode causar dificuldade e dor durante as relações sexuais. Esta condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo cirurgia, radioterapia, infecção, inflamação ou cicatrização.
Os sintomas da estenose vaginal podem incluir dor durante o coito, dificuldade em inserir um tampão ou especulo durante um exame ginecológico, bem como infecções urinárias recorrentes devido à dificuldade de esvaziar completamente a bexiga.
E, a fisioterapia pélvica pode ser uma opção de tratamento para mulheres que sofrem deste problema.
Conforme a fisioterapeuta pélvica, Ximena Ruiz, através de técnicas de exercícios e manipulação, a fisioterapia pélvica pode ajudar a fortalecer e alongar os músculos do assoalho pélvico, melhorando a flexibilidade e a função vaginal.
“O tratamento também pode incluir técnicas de massagem e liberação miofascial, que podem ajudar a reduzir a dor e a tensão muscular na área vaginal. Essas técnicas podem ajudar a aumentar a tolerância à penetração durante as relações sexuais, reduzindo a dor e o desconforto”, explica Ximena.
PARA SABER MAIS OU AGENDAR UMA AVALIAÇÃO:
A Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial).