
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) lança na terça-feira (28.03) a segunda edição do MOVE_MT, programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural, que é promovido em parceria com o instituto Oi Futuro. O MOVE_MT 2 será apresentado e aberto para inscrições em evento presencial no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, das 8h30 às 12h.
“Damos sequência a um projeto bem-sucedido que já mudou a vida de muita gente e que avança para atender ainda mais empreendedores criativos. E não vamos parar por aí, o esforço do Governo de Mato Grosso para impulsionar o setor no Estado está em ascendência e logo teremos um fantástico Centro de Referência, que será o Grande Hotel da Criatividade”, declara Jefferson.
Por meio de edital público, o MOVE_MT 2 vai selecionar até 20 iniciativas de Mato Grosso para participarem do ciclo de aceleração para criação de negócios rentáveis e sustentáveis. Abrangendo as áreas de gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação, a jornada de aprendizados tem seis meses de duração e oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias.
Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.
Podem se inscrever empreendedores da economia criativa, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design.
Workshops gratuitos
Na etapa pré-aceleração, enquanto as inscrições estiverem abertas, o programa vai oferecer dois workshops gratuitos e abertos ao público. Com o tema “Estruturando um projeto social ou negócio da economia criativa para editais”, os cursos têm o objetivo de preparar os empreendedores culturais para se inscrever em editais, inclusive no MOVE_MT 2.
A primeira oficina ocorre já na próxima terça-feira (28.03), das 17h às 22h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A segunda busca atender o público do interior do Estado, por isso será realizada em ambiente online, no dia 15 de abril. Inscrições por aqui.