Com supersafra, volume de soja colhido no Brasil é menor que a um ano

Foto:: Wanderson Araújo / CNA

A colheita da safra 2022/23 de soja chegou a 5% da área cultivada no Brasil, contra 2% uma semana antes e 10% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

O ritmo está mais lento do que o normal devido ao tempo “invernado” (poucas aberturas de sol forte entre as chuvas) em Mato Grosso e ao atraso do ciclo das lavouras em outros estados, com destaque para o Paraná.

Apesar da produção recorde esperada na atual safra, o volume colhido até agora é de aproximadamente 8 milhões de toneladas, ante quase 13 milhões de toneladas um ano atrás, quando houve quebra de safra, mas a colheita estava mais acelerada.

No Rio Grande do Sul, a irregularidade das chuvas segue pesando sobre as lavouras de soja e novos cortes de produtividade deverão ser feitos nas próximas revisões de safra.

Colheita lenta atrasa safrinha de milho
A safrinha 2023 de milho estava 5% plantada no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (26), contra 1% uma semana antes e 14% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos seguiram concentrados em Mato Grosso, mas as plantadeiras também já começaram a entrar em ação em Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O atraso ainda não ameaça a janela de plantio do cereal, mas é importante que o avanço ocorra mais rapidamente a partir do início de fevereiro para que a semeadura não seja feita de forma muito concentrada.

Milho verão
A área cultivada com milho na primeira safra do ciclo 2022/23, por sua vez, estava 8% colhida no Centro-Sul até quinta-feira (26), ante 6% na semana precedente e 14% um ano atrás. Além dos três estados do Sul, agora Goiás também já tem máquinas em campo nas lavouras do cereal de verão. No Rio Grande do Sul, as perdas por estiagem e calor continuam.

Agrural

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje