A saúde da mulher teve um grande avanço depois que surgiu a fisioterapia pélvica, mas ela também pode ser aplicada em homens e até em crianças, uma vez que haja a necessidade de tratamento para distúrbios funcionais na região pélvica.
A fisioterapeuta Pélvica e Oncológica, Ximena Ruiz, explica que no cuidado com as mulheres a fisioterapia pélvica desempenha um papel importante em todas as fases da vida, entre elas durante a gravidez e o parto. Mas também é uma ferramenta de necessária no tratamento da incontinência urinária.
“É comum o enfraquecimento do assoalho pélvico, por isso é importante fortalecer os músculos desta região. Isso gera qualidade de vida, uma vez que evita diversos problemas como incontinência urinária ou fraqueza da bexiga, e ainda melhora a qualidade sexual”.
A profissional, ainda, enfatiza que as técnicas aplicadas oferecem ótimos resultados para as gestantes, que estão passando por um momento delicado, em que o corpo precisa do assoalho pélvico fortalecido para o sucesso na hora do parto.
“Com o acompanhamento correto é possível evitar a ocorrência de traumas e contratempos durante o parto. Com esse tipo específico de fisioterapia, você precisa ter um plano de todas as atividades e pensar no bem estar da mãe e da criança. Trabalhamos, inclusive com a massagem perineal e a amamentação, além de todo acompanhamento no pós parto.
Com a fisioterapia pélvica é possível evitar e até eliminar os defeitos congênitos, como formação de aderências cicatriciais, diástase do músculo reto abdominal e, até a preparação dos músculos perineais para o retorno da função sexual sem dor.
Quer saber mais ou agendar uma avaliação? Entre em contato:
A Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica Ximena Ruiz atende no Instituto de Urologia de Sinop (R. das Hortências, 1405 – St. Comercial) e na Uniclínica (Av. das Embaúbas, 1487 – St. Comercial).