Você já se sentiu, ou conheceu alguém que se sente preso a uma relação de dependência excessiva? Então saiba, que este é um transtorno mental chamado CODEPENDÊNCIA EMOCIONAL.
Conforme a psicóloga e hipnoterapeuta, Elivanda Abreu, pessoas nesta condição se submetem a aceitar comportamentos abusivos sem conseguir se afastar.
“O termo codependência existe justamente para se referir a alguém que é dependente junto com o adicto (vício), só que de forma afetivamente e não das substâncias em si. O indivíduo codependente deixa de viver a própria vida e sonhos para se dedicar ao outro”, detalha a profissional.
Apesar de muitos confundirem, a codependência é diferente da dependência emocional. Ela funciona como uma erva-daninha que cresce a partir dos transtornos do outro. Isso significa que o codependente utiliza fraqueza do seu parceiro como desculpa para criar um forte laço que o superprotege. Existe aí uma participação conjunta, neste caso.
A codependência desencadeia baixa autoestima, insegurança, medo de ser abandonado, além da necessidade de sempre agradar, chegando ao ponto de se anular em prol de companheiro.
Esse transtorno também pode ser químico e familiar.
Para saber mais ou agendar uma avaliação, a psicóloga e hipnoterapeuta Elivanda Abreu disponibilizou o contato (66) 99605-0820.