“Muitos morrem todo ano nesta rodovia; nossa ação é pela vida dos mato-grossenses”, diz governador sobre BR-163

O governador Mauro Mendes afirmou que a solução dada para a concessão da BR-163, cuja administração será assumida pelo Governo do Estado, foi em “prol da vida dos mato-grossenses”, pois muitos cidadãos morrem todo ano na rodovia.

Nesta terça-feira (04.10), foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Rota do Oeste, um dos passos principais para que a concessão 822,8 km da BR-163 seja transferida ao Governo de Mato Grosso, via MT Par.

“Estamos fazendo uma ação pela vida dos mato-grossenses. Todo ano muitas pessoas morrem nessa rodovia. São caminhoneiros, pais de família, jovens. Ver essas vidas sendo perdidas nos dava a certeza que tínhamos que achar uma solução”, declarou.

Com esta solução, que ainda depende de negociação das dívidas da concessionária com a Caixa Econômica e Banco do Brasil para ser finalizada, o Governo poderá iniciar as obras necessárias para melhorar a rodovia já no primeiro semestre de 2023. Será investido cerca de R$ 1,2 bilhão na rodovia.

Caso fosse adotado o modelo de relicitação, a previsão é que as obras só começariam daqui a cinco anos.

“Estamos antecipando em cinco anos esses investimentos. Aqueles que vivem ao longo da BR-163 e que precisam passar por ali sabem mais do que ninguém o quanto isso é importante para a vida das pessoas”, destacou.

Apesar de ser uma rodovia federal, de responsabilidade do Governo Federal, Mauro Mendes ponderou que o Estado não poderia ficar de braços cruzados vendo as consequências desastrosas da falta dos investimentos necessários.

“O Estado não pode abrir mão de desempenhar seu papel de construir soluções. O problema não era nosso, mas a consequência é 100% dos mato-grossenses. Compreendendo isso, construímos essa solução que vai trazer muitas coisas boas a Mato Grosso e aos mato-grossenses. Chegamos a esse brilhante TAC e, com essa assinatura, o caminho estará pavimentado para assumirmos essa concessão”, concluiu.

Também participaram do ato de assinatura: o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCU), Bruno Dantas; os senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Margareth Buzetti; além de deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e lideranças políticas.

Fonte: Gcom

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje