
Você já conheceu alguém que reclama frequentemente de dores e, que busca diagnósticos médicos com frequência, muitas vezes até realiza exames, mas conforme as análises clínicas não há a existência de desordem física?
Acredite, essa pessoa realmente está doente. As queixas “exageradas” são sintomas de quem sofre com a somatização, que é o resultado de uma condição psiquiátrica, que realmente leva o indivíduo a sentir dores pelo corpo, sem que haja alteração orgânica que as justifiquem.
O médico psicoterapeuta, Kristian Barros, explica que a pessoa que sente sintomas psicossomáticos não é um louco, muito menos um mentiroso.
“Primeira coisa a fazer é buscar a ajuda de um profissional especializado, está pessoa está em sofrimento. Suas dores físicas são sinais que sua mente precisa de cuidados, este indivíduo está claramente passando por algum problema. A somatização pode ser ocasionada por estresse, episódios traumáticos, dificuldade de administrar dores e emoções. Mas também pode ocorrer por conta de desiquilíbrio hormonal ou fatores genéticos”.
Normalmente, a pessoa que está sofrendo com a somatização não consegue identificar o transtorno, por isso é muito importante que amigos e familiares percebam e procure um médico que cuide de saúde mental.
Para saber mais ou agendar uma avaliação, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 996113544.


























