A hipnose clínica é método de indução que leva o indivíduo a um estado de profundo relaxamento, utilizado no mundo todo, em consultórios de psicologia, para tratamentos relacionados a mente.
O que vem surpreendendo muitas pessoas é que este recurso tem se mostrado muito eficaz em cirurgias, que por algum motivo o paciente não pode fazer o uso de anestesias regionais e gerais.
Segundo um estudo belga, apresentado durante o congresso anual da Sociedade Europeia de Anestesiologia, em Amsterdã, na Holanda, a hipnose impede que as informações cheguem às regiões do córtex cerebral superior, responsáveis pela percepção da dor e gerando conforto ao paciente.
O estudo belga detalha que 18 entre 78 mulheres usaram a hipnose em uma série de operações de câncer de mama, enquanto as demais receberam anestesia geral. Apesar de as pacientes hipnotizadas terem passado alguns minutos a mais na sala de cirurgia, o uso de medicamentos nesse grupo diminuiu, assim como o tempo de recuperação e internação.
A psicóloga e hipnoterapeuta, Elivanda Abreu, explica a técnica é realizada com base no relaxamento muscular progressivo ou na recuperação de uma memória agradável.
“A indução é feita por meio um processo de relaxamento físico e mental a partir de comandos e sugestões, do hipnoterapeuta, que devem ser seguidos pelo paciente. Durante a aplicação do método a mente subconsciente da pessoa vai ficando cada vez mais acessível e aberta para alcançar a sensação de paz de tranquilidade. O corpo é capaz de ficar tão relaxado que não irá sentir a dor do procedimento cirúrgico, apenas o toque do médico, porque a hipnose mantém o paciente consciente.”
Nos países mais desenvolvidos o método já é aplicado durante cirurgias e partos.
Conheça a psicóloga e hipnoterapeuta Elivanda Abreu. Agende um horário pelo contato (66) 99605-0820.