O senador Wellington Fagundes (PL) se reuniu no sábado (26), com a diretoria da União das Entidades de Sinop (Unesin) e discutiu pautas como a instalação da Universidade Federal do Nortão, Ferrogrão e a situação da BR-163.
A respeito da instalação da UFNMT em Sinop, Fagundes informou que a sua criação já foi definida e agora está por conta do MEC (Ministério da Educação) dar continuidade nos trâmites.
“Há alguns anos havia uma resistência da própria UFMT de deixar criar outra Federal, hoje não tem. O atual reitor tem feito um bom trabalho nesse pedido de emancipação, ajudou muito na criação da UFR e tem ajudado para criar essa de Sinop”, explicou.
Por fim, Wellington o pedido de representação dele junto à Procuradoria da República, pedindo a substituição da empresa concessionária da BR-163 por uma interventoria nomeada pela Justiça, além do bloqueio de recursos arrecadados em pedágios, até que isso ocorra.
“A BR-163 precisa ser resolvida. Pedi ao MPF que nomeie um interventor para resolver a situação, e também que obrigue a destinação dos recursos arrecadados no pedágio para obras e manutenção da rodovia ao serviço do usuário”, declarou o senador.
O presidente da Unesin de Sinop, Carlos Henrique Fonseca agradeceu a visita do senador e os esclarecimentos prestados à todos.
“O senador é um personagem importante nestes assuntos e por isso buscamos estar sempre em contato com ele para fortalecer as lutas pelas demandas de Sinop e avalio que mesmo não tendo respostas definitivas foi uma boa reunião porque vimos em que pé está cada assunto”, afirmou ele.
Além do presidente da Unesin, também estiveram presentes, a deputada estadual Janaína Riva, o prefeito da cidade Roberto Dorner, os vereadores Professor Mario, Ademir Debortoli e Célio Garcia, a presidente da OAB do município, Xênia Artmann Guerra, o empresário Reinaldo Moraes, e outros representantes que compõe a Unesin.