A Osteoporose (OP) é caracterizada por uma diminuição da densidade mineral óssea (DMO). Mais frequentemente no quadril, coluna e punho. Em geral, as mulheres têm maior risco de desenvolver osteoporose do que os homens, especialmente nos anos após o início da menopausa, quando a densidade óssea vai sendo reduzida mais rapidamente.
Os ossos contêm minerais, incluindo cálcio e fósforo, que os tornam duros e consistentes. Para manter a densidade óssea (ou massa óssea), o corpo precisa de um fornecimento adequado de cálcio e outros minerais. Para que os ossos possam se ajustar às novas exigências, eles são degradados e remodelados, continuamente. Este processo ocorre para permitir o reforço da resistência do osso às cargas mecânicas. Este processo se faz necessário e é conhecido como remodelação óssea. Na remodelação óssea há remoção de algumas células e deposição de outras células ósseas novas. Na Osteoporose há uma quebra nesse ciclo. As células ósseas são removidas, mas não depositadas o que vai caracterizar o osso mais poroso gerando uma fragilidade dos ossos.
Pessoas que sofre com Osteoporose deve evitar ter obstáculos no ambiente do seu dia-a-dia como tapetes, piso muito liso, subir em escadas, por exemplo, que podem levar a quedas e gerar fraturas.
Como diagnosticar a Osteoporose? A osteoporose é referida como doença silenciosa, pois a perda óssea pode ocorrer sem sintomas, caso comece a sofrer quedas sem motivos aparentes procure um médico ortopedista que irá investigar a possível causa.
Para mulheres que já entraram na menopausa podem ser feitos nos exames de rotina coleta de sanguínea para medir os níveis de cálcio, vitamina D e hormônios que podem detectar a Osteoporose.
No geral para evitar a Osteoporose deve-se, ter uma dieta saudável que inclua cálcio e vitamina D, realizar a pratica de exercícios regulares.