De 23 a 27 de novembro, estudantes de oito municípios mato-grossenses representam o Estado na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2021. A competição, que é considerada a maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e ocorrerá em São Paulo (SP).
Para garantir a participação delegação mato-grossense na competição nacional, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves, providenciou a mobilização, organização e a viagem dos atletas com deficiência, técnicos e dirigentes.
As pessoas com deficiência têm todo carinho dessa gestão do Governo do Estado e de toda nossa equipe na Secel. Vamos trabalhar cada vez mais para que mais e mais atletas mato-grossenses possam participar dessa competição. Estamos torcendo pelos resultados, mas principalmente pela vivência que esses atletas terão nesse momento tão especial do desporto paralímpico nacional
Disputando nas modalidades adaptadas de atletismo, natação e tênis de mesa, a delegação mato-grossense conta com atletas dos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Canarana, Castanheira, Cuiabá, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande. Uma equipe da Secel também faz parte do grupo que representa o Estado.
Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid-19. Na última edição, em 2019, Mato Grosso conquistou 13 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.
Na edição deste ano, mais de 900 atletas de todas as regiões do país disputam em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2021 será realizada na noite desta terça-feira (23.11), no Anhembi, em São Paulo. Sem presença de público, a festividade será transmitida ao vivo nos canais do Youtube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir das 19h.
Já as competições vão começar na quarta-feira (24.11), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.




























