Documentos comprovam uso irregular de recursos do Fethab pela Aprosoja, afirma presidente de CPI

Wilson Santos aponta que membros da CPI devem aprovar convocação de outras pessoas ligadas à Associação para prestarem depoimento

Presidente da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal da Assembleia Legislativa, o deputado Wilson Santos (PSDB), afirma que a Comissão recebeu documentos que comprovam o uso indevido de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, a Aprosoja- MT.

Durante fala, Wilson Santos afirmou:

Têm chegado denúncias, e agora mais do que denúncias, documentos comprobatórios de malversação de recursos públicos dentro da Aprosoja

Wilson aponta que os recursos do Fethab foram usados de maneira irregular e que os documentos são referentes às movimentações financeiras da Associação nos últimos anos.

E agora nós, finalmente, recebemos documentos e vamos continuar investigando, porque a CPI investiga principalmente sonegação de recursos públicos

O parlamentar ainda afirma que os documentos mostram diversos tipos de irregularidades, como enriquecimento ilícito, desvios e financiamento de manifestações.

Um pouco de tudo, a nossa equipe técnica está debruçada sobre esses documentos, então nós vamos aprofundar as investigações e é provável que os membros autorizem novas convocações

Na sexta-feira passada, 24 de setembro, o presidente da Aprosoja Brasil, o Antônio Galvan, prestou depoimento na CPI. O produtor rural, que também já presidiu a Associação a nível estadual, é suspeito de ter desviado quase R$ 500 milhões do Fethab quando foi presidente da Aprosoja Mato Grosso. A CPI investiga essa denúncia, já que de acordo com a Controladoria Geral do Estado trata-se de recursos públicos.

Na oitiva, Galvan citou parecer do procurador Evandro Bortolotto Ortega, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que aponta que as instituições que recebem valores da contribuição a fundos similares ao Instituto Mato-Grossense de Agronegócio (IAGRO), ligado à Aprosoja Mato Grosso são essencialmente privadas.

Capital Notícia apurou que os documentos recebidos pela CPI não foram encaminhados pela Aprosoja Mato Grosso, pois, como se trata de uma instituição privada, deve ocorrer a solicitação da movimentação financeira para a Associação.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje