O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continua na força-tarefa para controlar os incêndios no Pantanal mato-grossense, nesta segunda-feira (30.08).
Atualmente dois incêndios – nas proximidades do km 60 e km 100 da Transpantaneira – continuam ativos e os militares estão em solo para controlar as chamas. Eles também contam com reforço de duas aeronaves modelo Air Tractor, lançando 1.800 litros d’água nos pontos com maior incidência de fogo.
As aeronaves desta operação são contratadas pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso.
Neste domingo (29.08) mais uma guarnição de militares foi integrada na operação para fortalecer os trabalhos, somando aproximadamente 30 militares em sete guarnições, além do reforço da segunda aeronave da Defesa Civil na operação.
Os Bombeiros também contam com o apoio de maquinários, uma pá carregadeira e duas esteiras, geralmente usados para retirar vegetação seca da linha do fogo e construção e aceiros.
Foi realizado combate noturno em ambos os incêndios nesse domingo, que continuam a serem combatidos na manhã dessa segunda.
Incêndio criminoso
Há indícios fortes de incêndio criminoso no local. Os militares disseram ainda que o combate aos incêndios na região é extremamente difícil por possuir poucos acessos/estradas, pela vegetação alta, bem como seca, e por ser uma área com muitos brejos.




























