Agitação, dificuldade de concentração e aprendizagem são os principais sinais de uma criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Conforme o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, esta doença é mais comum do que muitos imaginam, porém pode ser confundida com “malcriação”.
Kristian relata:
O TDAH pode ser identificado pelos pais no momento que eles possuem um olhar um pouco mais apurado, devido alguma orientação relacionada ao assunto. Mas, geralmente são os professores que observam. Eles percebem que a criança tem uma dificuldade maior do que os outros colegas, possuem agitação, impulsividade e falta de atenção.
Para quem não conhece essa doença, o psicoterapeuta explica que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é uma doença crônica, ela tem uma base genética e pode ser acelerada devido ao ambiente familiar ou escolar.
Na base genética a criança tem na gestação um sofrimento fetal, devido ao abuso ou uso de algumas substâncias usadas pela mãe, como o álcool, cigarros e uso de drogas ilícitas. Logicamente, que o transtorno pode ser acelerado devido ao ambiente familiar mais restrito, muito duro e com pais severos.
Os pais devem ficar alertas quando notarem que a criança é muito inquieta, se movimenta o tempo todo, tem atitudes impulsivas, como não conseguir aguardar o momento correto de falar. Normalmente, são alunos com baixo aprendizado escolar, mesmo sendo muito inteligente.
A doença TDAH tira o foco da criança em várias situações, por isso ela não consegue realizar suas tarefas ou terminar algo que tenha iniciado. Na escola, eles preferem sentar no fundo da sala, tem um comportamento indisciplinar, provocam os colegas e não conseguem ficar sentados na sua cadeira por muito tempo durante a aula.
O TDAH tem cura! Quanto antes identificado mais rápido é o período de tratamento. Quando a doença é ignorada, a criança leva esses déficits para a vida adulta, causando vários danos sociais.

Dr. Kristian Barros
⚕ CRM/MT 8079
📞 66 996113544
Av. dos Tarumãs, 995 – Jardim Botânico
 
		

