O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto para ampliar a atuação das Forças Armadas na repressão a delitos ambientais no estado do Mato Grosso, nesta quinta-feira (8). Na semana passada, o presidente havia assinado a alteração do decreto de Garantia da Lei e da Ordem ambiental válido para toda a Amazônia, decreto que autoriza novamente o emprego das Forças Armadas na repressão a delitos ambientais na Amazônia.
A medida restringe, no entanto, 26 municípios – os quais são regiões de maior incidência de queimadas e desmatamento – além de áreas de propriedade ou posse da União, como terras indígenas, áreas federais de preservação e imóveis da União.
Em outras áreas do país a ação só poderá ser realizada se houver pedido do respectivo governador do estado ao presidente da República. Além do Mato Grosso, o estado de Rondônia também havia formulado um requerimento favoravelmente.
Desde 2019, foram autorizadas duas operações das Forças Armadas na Amazônia, conhecidas como Verde Brasil 1 e 2. A renovação da atuação dos militares havia sido anunciada pelo presidente do Conselho Nacional da Amazônia, Hamilton Mourão. De acordo com Hamilton a nova operação será de R$50 milhões que acontecerá de 28 junho a 31 de agosto.J




























