A dor é definida como uma experiência humana não agradável que se relaciona à ativação do sistema nervoso após uma lesão dos tecidos.
Quando nos machucamos, há uma cascata de acontecimentos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem na região que lesionou. Células inflamatórias são atraídas para o local e com elas outros tipos de células de reparo. O sangue começa a ser direcionado em maior quantidade para o local. Impulsos do cérebro são direcionados em maior quantidade para o tecido, promovendo inchaço e gerando dor.
Para alívio deste desconforto temos dois recursos encontrados em nossa própria casa, como a compressa gelada e a compressa quente. Não há dúvidas dos benefícios que esses dois recursos apresentam diante a inflamação. Um age como analgésico e outro como anti-inflamatório, ambos de forma natural.
No entanto, ainda há dúvidas em quais situações aplicá-las. Sua aplicação se baseia em diversos fatores que precisam ser considerados.
Pois bem, vou esclarecer para vocês!
A compressa fria é recomendada após ocorrer à lesão, nas primeiras 48-72 horas, quando apresentar sinais de inchaço, dor e vermelhidão no local machucado.
Situações que a compressa fria deve ser aplicada:
- Após quedas: a criança cai no parque ou em outro lugar e fica inchada a região que bateu;
- Pancadas: durante a prática de esportes fez um movimento errado e inflamou o músculo ou articulação;
- Torções: quando pisa em falso e inflama o tornozelo ou joelho, cai e torce o punho;
Dica: evite aplicar compressa fria nos dedos e na orelha, pois são lugares pequenos e muito sensíveis a temperatura fria.
Já a compressa quente reage diminuindo a inflamação, diminui a tensão muscular promovendo o relaxamento da musculatura aliviando a dor.
Situações que a compressa quente pode ser aplicada:
- Situações infecciosas (inflamações com formação de pus como artrite, artrose, furúnculos);
- Dores musculares (nas costas, no pescoço, na coxa, na panturrilha);
- Cólicas menstruais e abdominais;
- Dores de dente.
Dica: a compressa quente não deve ser necessariamente muito quente, tem que ser morna para obter o tempo de aplicação e ser confortável.
Nunca realize a compressa quente nos casos de traumas em menos de 72 horas, pois irá aumentar o inchaço, o hematoma e piorar a dor.
Siga as orientações de um profissional para o seu problema específico.






























