O ensino da Língua Brasileira de Sinais e sua relação com o mercado de trabalho

As pedagogas Débora Kamila Moro e Daniely Gimenes Volpin em entrevista explicaram sobre a relação do estudo de Libras e seu reflexo na sociedade e no mercado de trabalho.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há mais de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Destes, cerca 2,7 milhões possuem surdez profunda e não escutam absolutamente nada. E pelo menos metade destas pessoas não possuem nenhuma forma de comunicação com o mundo.

Talvez você não saiba, mas a Libras, ou Língua Brasileira de Sinais, é a segunda língua oficial do país desde 2002. Ainda assim, possui apenas 5 milhões de falantes. O motivo dessa dispariedade é complexo, indo desde a falta de professores e intérpretes em sala de aula até o preconceito com as pessoas com deficiência.

E mesmo sendo uma língua oficial, o ensino de Libras não é obrigatório nas salas de aula, mesmo sendo uma importante ferramenta de inclusão social para deficientes auditivos. O não conhecimento de grande parte da população brasileira sobre a língua de modalidade gestual-visual ainda é uma problemática a ser resolvida.

Mas há iniciativas para mudar este fato. Em entrevista ao portal atualizaMT a pedagoga PcD (pessoas com deficiência) do Instituto da Criança, Débora Kamila Moro e sua intérprete, a pedagoga Daniely Gimenes Volpin relatam a importância do ensino de Libras nas escolas e como isso reflete no mercado de trabalho.

Segundo Débora Moro, dos diversos obstáculos e  inconveniências encontradas no dia a dia de uma pessoa com deficiência auditiva, grande parte delas se dá a dificuldade de comunicação com uma pessoa ouvinte sem um intérprete:

Seria muito importante a inclusão de Libras como uma matéria na escola para que todos tivessem a oportunidade de aprender, para que todos os surdos possam conviver de forma natural, ter contato com todos os colegas, porque todos os deficientes têm essa necessidade de comunicação e para eles é muito difícil ficar dependendo de um intérprete.

Foto: Amanda Zimmermann | atualizaMT

A discussão sobre a importância de Libras no mercado de trabalho está diretamente ligada à educação. Afinal, ainda que algumas escolas do território brasileiro estejam se adequando aos poucos para que a educação seja efetivamente inclusiva, esta preocupação com a inclusão de Libras no dia a dia de pessoas ouvintes ainda é baixa.

Além da adequação que começa nas escolas, o segundo fator é a adequação dentro das empresas, para que os funcionários surdos que integram a empresa tenham suporte adequado e direcionamento correto dentro das empresas.

Depois que a Lei de Cotas para deficientes entrou em vigor em 1991, diversas empresas tiveram de incluir funcionários PcD no quadro de colaboradores, porém, o surdo ao se inserir no mercado de trabalho se vê de frente a obstáculos que poderiam ser facilmente evitados se as empresas estivessem preparadas para receber um funcionário com deficiência auditiva, porém o processo para adequação ainda é lento é o que conta a professora.

É muito difícil conseguir uma vaga de trabalho e são muitos os surdos que precisam trabalhar, eu conheço surdos que mudaram de cidade por não conseguir vaga de emprego em Sinop.

Além da dificuldade de encontrar empregos, outro fator, é a maneira como um surdo é visto dentro de uma empresa. É muito comum situações em que deficientes auditivos são contratados apenas para cargos mais simples como zeladores e repositores por serem considerados incapazes de exercer outras funções mais complexas.

E até mesmo situações em que o profissional surdo é graduado por uma universidade mas acaba não conseguindo a vaga de emprego porque a empresa não está preparada para receber um funcionário PcD, o que acaba desmotivando muitos surdos na hora de procurar emprego, é o que explica Débora:

É o motivo porque muitos surdos acabam aceitando a aposentadoria porque não têm segurança dentro das empresas, e assim, as vagas existem mas acabam ficando sempre no mesmo patamar.

A inclusão social é uma problemática que vem caminhando para melhora há muitos anos mas muitos não têm consciência da importância que a inclusão social possui no desenvolvimento de uma pessoa, apesar de lento a conscientização começa através de programas, projetos, e através das mídias de comunicação.

Instituto da Criança

O Instituto da Criança é um solução social que busca promover o desenvolvimento humano, auxiliando crianças e adolescentes com deficiência visual, sonora, com autismo entre outros, através de aulas, jogos, exercícios e projetos, é o que explicam as pedagogas:

Aqui no núcleo de libras o objetivo é o incentivo às crianças para que eles possam aprender libras, e no período posto eles vão para sala regular para aprender os conteúdos do currículo comum, o português, a matemática, aqui os alunos estudam junto com um professor surdo, também intérprete e também com um professor bilíngue.

Nos anos de 2020 e 2021, durante o período da pandemia do novo coronavírus, o Instituto precisou de adequar quanto as aulas e aderir ao método de ensino a distância (EaD), onde fizeram uso de atividades impressas e trabalharam com auxílio dos pais e responsáveis dos dos alunos do Instituto da Criança, para que não houvesse perda do ritmo escolar.

Atualmente as profissionais Débora e Daniely além das aulas aos alunos do Instituto  lecionam também cursos de Libras para jovens e adultos no Instituto da Criança, visando uma maior inclusão e melhor adaptação para seus alunos e também para os pais e responsáveis desses alunos que procuram um melhor convívio entre si, as professoras são atualmente as únicas fontes oficiais para ensino de Libras em Sinop.

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje